Tecnicas de grandes jogadores

A análise dos principais jogadores do mundo, que estará sempre sendo ampliada, é uma forma de respaldar o que defendo como melhor maneira de se aprender a jogar tênis.

Comparando o método de ensino que uso com o que os campeões mundiais fazem você poderá tirar suas próprias conclusões.

 

Amelie Mauresmo

Slice de esquerda em câmera lenta

Veja como a raquete continua descendo e “abrindo” após bater a bola. Confira também o grip continental usado por ela.

Andy Roddick

Tem o recorde atual de velocidade no saque, a mais de 240 km/h, e o faz com o grip continental.

A esquerda topspin é sempre com as duas mãos, e sempre de lado para a quadra. Na esquerda com slice, usa o grip continental, e usa bastante esse golpe.

A direita topspin costuma bater mais de frente para a quadra.

No vídeo ao lado, note o movimento descendente da raquete e o grip continental. E Roddick continua olhando onde bateu a bola, não a acompanhando com o rosto depois de batê-la.

Fernando Gonzales

Backhand em câmera lenta

A definição do movimento dessa esquerda topspin é o que me chama a atenção.

A raquete sobe após bater a bola e pára no alto. Firme!

Gustavo Kuerten (Guga)

Serviço em câmera lenta

Guga joga o peso para trás, lança a bola bem à frente do corpo e dá uma laçada aberta, larga; junta os pés para, apoiado em ambos se esticar, saltar para cair com o corpo na bola e já dentro da quadra.

Ivan Ljubicic

Direita em câmera lenta

Ljubicic bate essa bola um palmo à frente da perna de apoio e continua muito firme o movimento, girando o corpo.

James Blake

Direita topspin grip eastern - bate às vezes de frente, às vezes de lado para a quadra.

Esquerda uma só mão clássica com grip eastern. Movimento com final bem definido. Aguarda o saque com o grip eastern para a direita. Usa o slice na esquerda com o grip continental clássico. Saca com o grip continental.

Veja o braço esticado do Blake, o corpo que gira muito acompanhando o golpe, e ainda o movimento após bater a bola, para cima e “fechando” a raquete.

Justine Henin-Hardenne

Backhand em câmera lenta

A raquete vem bem de cima para baixo, com grip continental, e ela “abre” bem a raquete depois de bater.

Kim Clijsters

Direita em câmera lenta

Repare como Clijsters bate de frente e com isso tem pouca ajuda do corpo nessa ação

Maria Sharapova

Bate a direita com grip western. Bate a esquerda com topspin com as duas mãos na raquete.

Faz o voleio com grip continental e abre a cabeça da raquete após bater a bola. Saca com grip continental ou com between.

No saque conforme vídeo ao lado, Sharapova dobra muito as pernas para saltar para a bola e bater nela bem alto.

São os 1,85 m dela, mais o braço esticado e mais a raquete.  A laçada do braço atrás da cabeça tambem é bem mostrada. Uma beleza!

 

 

Novak Djokovic

Bate a direita às vezes de frente, às vezes de lado. Bate a direita com grip eastern. Bate a esquerda topspin com as duas mãos, e sempre de lado para a quadra. A esquerda de slice é com grip continental e com movimento clássico (como mostrado no meu livro), e é bastante utilizada. A deixadinha é também com slice e grip continental. O voleio é também com grip continental e amortecido de cima para baixo. Para o saque usa o grip australiano ou beetwen.

Neste vídeo ao lado, veja que nessa bola muito baixa, Djokovic dá um belo efeito de cima para baixo e até sobe um pouco a continuação do movimento para fazer a bola subir.

Rafael Nadal

Nadal é canhoto e um jogador de muita força física. A esquerda é feita com um grip bem radical, e usa sempre muito efeito de topspin na bola. A direita bate com as duas mãos, sempre ficando de lado para a quadra. Faz o saque com o grip continental ou between. O slice de direita é com a pegada continental, e bem clássico. Faz o voleio com o grip continental

No vídeo ao lado veja a ajuda que o braço direito dá a ele, um canhoto batendo a direita. Dá para ver também que ele usa um grip eastern com a sua mão direita na raquete. E os braços vão esticados para a frente.

Tommy Haas

Bate a direita, ora de lado, ora de frente para a quadra. Faz a esquerda com uma só mão na raquete, e grip eastern. Faz muito a esquerda com slice, grip continental, clássica. Devolve muito o saque de esquerda com slice para se defender. Aguarda o saque com o grip continental para ficar pronto para a esquerda, e troca de grip se a bola vem na direita. Faz o voleio com grip continental, abrindo a raquete após bater a bola.

Nesta confusa imagem dá para ver claramente o slice, o toque de cima para baixo e o fim do movimento com a raquete bem “aberta”.