Depoimento de Monica Portella

O BEM ESTAR DA MENTE NO ESPORTE

Sabemos que a prática esportiva é importante não só para se ter um corpo saudável, mas uma mente saudável também.

O esporte traz prazer, disciplina, concentração, auto-estima, confiança e promove o desenvolvimento de habilidades próprias e maior assertividade.

No campo da saúde mental, os exercícios físicos ajudam a regular as substâncias relacionadas ao Sistema Nervoso Central. A neurotransmissão da noradrenalina e da serotonina aumentam as endorfinas que causam a sensação de bem estar, eliminando os sintomas do estresse, ansiedade e depressão. Outros efeitos também são notados na manutenção da abstinência de drogas e no alívio das compulsões.

Nas pesquisas científicas é comprovado que as pessoas fisicamente ativas, em qualquer idade, apresentam uma melhor saúde mental do que as sedentárias. Exercitar-se regularmente, retarda o processo de envelhecimento, aumentando as funções cognitivas: a percepção, a aprendizagem, a memória, a atenção, o raciocínio e a solução de problemas. O corpo e a mente em harmonia, desenvolvem equilíbrio e relaxamento.

O esporte enriquece a vida e pode acarretar outros componentes positivos para o estado psicológico da pessoa, como atividades físicas aeróbicas coletivas, promovendo maior socialização, melhorando o relacionamento inter-pessoal e em grupo. As pessoas solitárias, tímidas e as de baixa auto-estima beneficiam-se significativamente dessas atividades em grupo.

A saúde e a qualidade de vida do homem podem ser preventivas e aprimoradas pelas práticas esportivas.

O sedentarismo é condição para o aparecimento de doenças e riscos para a saúde.

Dra. Monica Portella
Psicanalista, psicóloga da equipe do Dr.Ivo Pitanguy na Santa Casa de Misericórdia, especialista em terapia da família e tratamento da imagem corporal